(Por Barbara Araújo)

Igreja Matriz ,hoje.
A gigante gonçalense e seus cerca de 1 milhão de habitantes comemoram os 121 anos de emancipação política da cidade neste 22 de setembro.
São Gonçalo é a segunda cidade mais populosa do estado, somente sendo superada pela capital, Rio de Janeiro. Integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
No início do século XVI, a região onde hoje está São Gonçalo era habitada pelos índios tamoios na região de Itaoca. Seu desmembramento, iniciado no final do século XVI, foi efetuado pelos jesuítas que, no começo do século XVII, instalaram uma fazenda na área conhecida como Colubandê, às margens da atual rodovia RJ-104. A sede da fazenda foi preservada e hoje é sede do batalhão de polícia florestal da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Em 1646, foi alçada à categoria de paróquia.
Em 1860, trinta engenhos de cana-de-açúcar já estavam exportando através dos portos de Guaxindiba, Boaçu, Porto Velho e Pontal de São Gonçalo.
Em 22 de setembro de 1890, o Distrito de São Gonçalo foi emancipado politicamente e desmembrado de Niterói.
Em 1943, ocorre nova divisão territorial no estado do Rio de Janeiro e, dessa vez, São Gonçalo perdeu o Distrito de Itaipu para o município de Niterói, restando-lhe apenas cinco distritos, quais sejam: São Gonçalo (sede), Ipiíba(fr,sv), Monjolo, Neves e Sete Pontes, que permanecem até os dias atuais.
Nesse mesmo período, nas décadas de 1940 e 1950, iniciou-se a instalação, em grande escala, de grandes fábricas e indústrias em São Gonçalo. Seu parque industrial era o mais importante do estado do Rio de Janeiro, o que lhe valeu o apelido de Manchester Fluminense.
Fonte de Pesquisa:www.saogoncaloemfoco.com.br
São Gonçalo Ontem...

Entrada da Cidade em 1920

Cinema Paraíso em 1950

Alcântara,em 1960
São Gonçalo hoje...

Fazenda Colubandê-hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário